Você conhece os peelings químicos? É o nome do procedimento estético onde utilizamos uma substância ácida na pele. O objetivo desse tratamento é de tratar ou melhorar o aspecto da pele. Remover manchas, clarear, melhorar a textura, diminuir a oleosidade, amenizar as rugas, controlar a acne e estimular a firmeza do rosto são as principais características que possuem indicação para um bom peeling químico. 

Quando falamos de peeling, logo a imagem de descamação surge em nossas mentes. Essa relação é inevitável! Afinal, precisamos remover e descamar para dar lugar a uma pele nova. O fato é que muitas pessoas não gostam do efeito de descamação: aquela sensação de pele solta e caindo pode não ser tão agradável mesmo. Mas, como o famoso ditado diz: Há males que vêm para o bem “Há males que vêm para o bem” podemos dizer então que a descamação vem para o bem. Após o processo de soltura dessa pele, uma nova e saudável surge no lugar. Te garanto, o resultado vale todo esforço da descamação.  

Mas qual a relação do inverno com os peelings? Bem, no inverno temos a diminuição da radiação ultravioleta. Ou seja, os raios solares estão mais “fracos”. A temperatura está mais baixa, tornando o cenário mais agradável para recuperar a pele após o peeling, que fica sensível e delicada por alguns dias. Então, no inverno, a recuperação se torna mais segura e confortável para realizar esse tipo de tratamento. Mas, é importante mencionar que os peelings podem ser realizados durante o ano todo, seja inverno ou verão.

Então quer dizer que os peelings não são todos iguais? Exatamente! Existem vários tipos de substâncias que podem ser selecionadas, de acordo com o objetivo do tratamento.  O ácido salicílico por exemplo é uma das substâncias indicadas para quem deseja amenizar poros, diminuir a produção de óleo da pele e, para o controle da acne. Já o ácido retinóico é um dos ácidos mais indicados atualmente. Por ser considerado um ácido coringa, ele é indicado para quem deseja rejuvenescer, melhorar a textura da pele e clarear manchas. O tioglicólico é a indicação para quem desejar amenizar a coloração das olheiras, aquelas manchas que puxam pra tonalidade roxa.  

Pele com acne (espinhas). Indicação para o uso do peeling de ácido salicílico. Imagem: Megan Bagshaw

É importante ressaltar que cada pele e cada pessoa precisa passar por uma avaliação rigorosa antes de realizar qualquer peeling. Apesar de ser um incrível tratamento estético, ele pode ser perigoso em alguns casos, quando não há indicação correta. Por isso, procure um lugar seguro e de boa indicação para seu peeling, combinado? Queremos melhorar nossa aparência com segurança, saúde e qualidade.