A quadra de esportes da Arena Albertina Salmon, em Paranaguá, será usada novamente neste domingo (19) para a distribuição de doses de Ivermectina a moradores. Desde a última sexta-feira (17), a prefeitura da cidade organiza um mutirão para atender pessoas com mais de 40 anos ou com doenças pré-existentes. O objetivo, segundo os organizadores, é prevenir que a covid-19 atinja a população de maneira mais grave.
Apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informar que não existem estudos conclusivos comprovando o uso de ivermectina (um medicamento comumente usado contra vermes) para o tratamento da covid-19, e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não recomendar a medicação, somente em dois dias foram distribuídos mais de 17 mil comprimidos em Paranaguá.
Distribuição de Ivermectina em Paranaguá
A estrutura montada pela Prefeitura de Paranaguá reúne médicos, atendentes e equipe de apoio que recebe os cidadãos. São mais de 150 profissionais trabalhando no local que funciona diariamente das 8h às 18h. O espaço conta com 20 guichês de atendimento, 20 de triagem e avaliação e 10 de farmácia, além da higienização necessária.
Nesta primeira fase, a Ivermectina está sendo entregue para moradores de Paranaguá com doença pré-existentes comprovadas por meio de declaração médica atestando que é portadora da doença, além de moradores acima de 40 anos. Para retirar o medicamento, é necessário levar o Cartão SUS, comprovante de residência, RG e CPF. As senhas são distribuídas das 8h às 16h.
O início do mutirão foi na sexta-feira (17), com o atendimento de 1500 pessoas e a distribuição de 7 mil comprimidos. Já no sábado (18) foram 1800 atendimentos e mais de 10 mil doses distribuídas.
“Superamos o dia de ontem (sexta-feira), estamos muito felizes por causa disso. É um passo em direção ao nosso objetivo que é fazer com que as pessoas não tenham a doença da covid agravada”, comentou Gianfrank Tambosetti, chefe da sala de situação.
Neste domingo (19) a arena estará aberta para entregas até as 16h.