Em transmissão ao vivo, nesta sexta-feira (11), o prefeito Marcelo Belinati (PP) decretou Lei Seca pelos próximos 14 dias em Londrina, no norte do Paraná. Por conta do aumento de números de infectados e mortos por Covid-19, o novo decreto passa a valer juntamente com as restrições anteriores que proíbem o funcionamento de bares e espaços públicos para combater o coronavírus.

O novo decreto determina a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais de Londrina. Apesar da medida, a comercialização pode ser feita, mas não para consumo no local.

“Quem quiser comprar no mercado, conveniência de postos, padaria ou restaurante, pode comprar. Só não pode consumir no local”, destacou Belinati.

Durante a live, o prefeito explicou que foi identificado vários estabelecimentos com alvarás diferentes e, por isso, ele exemplificou como deve funcionar. “Muitos locais funcionam como padaria, mas o bar é uma atividade secundária. Neste caso, apenas a atividade de bar não poderá funcionar”.

Como está acontecendo desde o início da pandemia, as ações de fiscalização a estabelecimentos comerciais e espaços públicos serão intensificadas por meio de uma força-tarefa formada por agentes da Guarda Municipal, responsável por assegurar o cumprimento das medidas de controle à pandemia. O trabalho será feito em áreas de alto risco de contágio como praças, parques e locais onde houve registro de festas e aglomerações.

O prefeito enfatizou que todas as medidas possíveis, de enfrentamento à pandemia, foram tomadas em Londrina, porém, a população precisa entender que ainda não é o momento para atividades como festas, baladas, churrascos e jogos de futebol.

A transmissão foi realizada junto do secretário de Saúde, Felippe Machado, e do secretário de Defesa Social, Pedro Ramos. Na quarta-feira (9) eles trouxeram atualizações sobre as novas regras para bares, áreas de lazer, eventos, jogos de futebol que estão proibidos de funcionar e, também, para o uso obrigatório da máscara de proteção.

Receba as melhores notícias de Londrina e região pelo Whatsapp. Faça parte do grupo!