Desde o início da pandemia, mais de 11 mil pacientes já foram internados em leitos exclusivos de coronavírus no Paraná até esta segunda-feira (3). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A pesquisa, realizada pela equipe de regulação de leitos da Sesa, identificou que em 130 dias, após a implantação deste tipo de atendimento direcionado, o Paraná já disponibilizou 2.742 leitos exclusivos de coronavírus. Inicialmente, o número era de 264 no total.
Atualmente, o Paraná possui 1.074 leitos de UTI e 1.549 enfermaria para adultos e 49 UTI e 70 enfermaria para ala pediátrica.
No total são 54 hospitais inclusos no plano, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a implementação de leitos exclusivos de Coronavírus faz parte do plano de fortalecimento da rede hospitalar.
“No Paraná, o Governo do Estado aderiu pela ampliação da estrutura hospitalar já existente, fortalecendo a rede própria e também evitando a disseminação do vírus nas unidades de saúde, pois o paciente fica isolado. Essa estrutura é praticamente uma nova rede”, disse Beto Preto.
Hospitais regionais que estavam em construção tiveram obras adiantadas
Três hospitais que estavam em construção tiveram suas obras adiantadas e foram inaugurados para atendimento ao Covid-19, utilizando leitos exclusivos de coronavírus. Somando as unidades de Guarapuava, Ivaiporã e Telêmaco Borba, 55 leitos de UTI adulto e 140 enfermarias estão à disposição de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.
Além dos hospitais regionais, o governo do Paraná também reforçou as estruturas de hospitais universitários, contratualizou serviços com hospitais públicos, filantrópicos e privados.
“Montamos praticamente uma nova estrutura hospitalar. É como se o Paraná, em 130 dias, tivesse quase dobrado o número de leitos já existentes pelo Sistema Único de Saúde neste período. Ou seja, é um esforço muito grande da nossa estratégia, sob orientação do governador Ratinho Júnior”, acrescentou o secretário Beto Preto.