A orientação para que os shoppings reabram fez com que todos se manifestassem imediatamente. A partir da próxima segunda-feira (25), praticamente todos os shoppings de Curitiba vão estar funcionando novamente.
O protocolo institui normas rígidas para regulamentar o funcionamento dos pontos comerciais que já estão abertos no Estado ou aqueles que pretendem retomar as atividades. Em Curitiba, apenas o Shopping Mueller se manifestou dizendo que vai reabrir na terça-feira (26).
A maioria dos empreendimentos tomou atitudes próprias para voltar a funcionar. Em alguns casos, os shoppings instalaram até dispositivos diferentes uns dos outros, como, por exemplo, tapetes para higienizar os pés e uma forma de renovar o ar do ar condicionado.
Os shoppings que reabrem na segunda-feira (25) são:
– Shopping Palladium
– ParkShoppingBarigui
– Jockey Plaza Shopping
– Shopping Novo Batel
– Shopping Estação
– Shopping Curitiba
– Shopping Ventura
– Shopping Jardim das Américas
– Shopping Crystal
– Shopping Cidade
– Shopping Pátio Batel
Na Região Metropolitana de Curitiba, um shopping informou que vai voltar a funcionar na segunda-feira também, o Shopping São José.
Regras a serem seguidas pelos shoppings
A normativa foi elaborada pelo Centro de Operações em Emergências (Coe), em parceria com Secretaria da Saúde de Curitiba, e pode ser revista a qualquer momento. O documento apresenta critérios objetivos, técnicos e científicos e leva em consideração a transmissão comunitária, a situação epidemiológica do coronavírus e a possibilidade de saturação do sistema hospitalar no Paraná.
Entre as obrigações estabelecidas, shoppings, centros comerciais, galerias e atividades afins só podem funcionar entre 12h e 20h. Há possibilidade do horário ser redefinido, de acordo com as deliberações de cada cidade, para evitar a aglomeração no transporte público. Fica vedada, contudo, a ampliação do período de 8 horas já estabelecido.
Leia também: Veja as outras regras a serem seguidas pelos shoppings aqui.
De acordo com a regulamentação, apenas pessoas com máscaras, funcionários ou público em geral, poderão adentrar aos locais, devendo permanecer o tempo todo com a proteção. Outro ponto especificado pela normativa é que, para evitar aglomeração, fica proibido o funcionamento de atividades de lazer como cinemas, praças de entretenimento e atividades voltadas para criança.
