
Apesar da descoberta, a administração municipal esclarece que “não há motivo de alarde e que não há casos em humanos”
A Prefeitura de Morretes, no litoral do Paraná, informou por meio de um comunicado oficial que o município registrou o primeiro caso de morte de macaco vitimado por febre amarela. Apesar da descoberta, a administração municipal esclarece que “não há motivo de alarde e que não há casos em humanos”.
Febre amarela em Morretes
O animal foi localizado já sem vida as proximidades da localidade do São João da Graciosa e, na sequência, uma equipe técnica da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, se deslocou até o local para coletar amostras de sangue.
Os exames que confirmaram que o macaco tinha febre amarela foram realizados pelo Laboratório do Estado do Paraná (LACEN) e pelo Instituto Carlos Chagas Fio Cruz.
Vacina contra febre amarela
A prefeitura, juntamente com a Secretária de Saúde e da Coordenação Municipal de Vigilância em Saúde, vem realizando diversas ações para intensificação da vacina contra febre amarela, além da capacitação imediata de médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde para identificação e manejo clínico. Equipes, inclusive, têm ido de casa em casa para vacinar os morretenses.
Leia também:
Tire todas as dúvidas sobre a vacinação contra a febre amarela
Febre Amarela: OMS alerta para possível terceira onda de surto no Brasil
Macacos encontrados mortos em Antonina tinham febre amarela, diz Sesa