A Prefeitura de Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná, anunciou nesta terça-feira (25) um novo decreto com medidas mais restritivas a partir da próxima quinta-feira (27). Para tentar conter o aumento dos casos de covid-19, as autoridades determinaram lockdown e apenas serviços de saúde e indústrias do ramo alimentício poderão funcionar.
“Tivemos a pior semana de pandemia e a mais difícil dentro da gestão. Maio já superou o mês de março com quase 1.600 contaminados. Foi preciso emprestar oxigênio, estamos atendendo na UPA pacientes que deveriam estar em leito de hospital. Está um verdadeiro Deus nos acuda. O único jeito é tentar evitar ao máximo a circulação das pessoas, pois o vírus é disseminado por esse contato”,
comentou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
De acordo com o novo decreto, o lockdown funcionará entre os dias 27 e 30 de maio. Já entre 31 de maio e 6 de junho algumas atividades serão liberadas, mas com restrições.
Os supermercados não poderão funcionar entre esta quinta-feira (27) e o próximo domingo (30). A partir de segunda-feira (31), os estabelecimentos poderão abrir, mas só será permitida venda de alimentos, bebidas sem álcool e materiais de higiene. As medidas também valem para açougues e padarias.
O comércio de rua, materiais de construção, bares, restaurantes e lanchonetes, deverão permanecer fechados entre quinta-feira (27) e domingo (30). Já a partir de segunda-feira (31), os locais poderão funcionar na modalidade delivery.
Já escolas, igrejas, academias, clubes esportivos, cinemas, locais de entretenimento, salões de beleza, barbearias e parques deverão permanecer fechados até dia 6 de junho. O toque de recolher segue das 20h às 5h. Confira as medidas:






