O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) faz, de segunda-feira (27) até quinta-feira (30), campanha de testes rápidos que detectam as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV, sífilis, hepatite B e C e tuberculose. A iniciativa é em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro. Para ser um doador de órgãos e tecidos, o cidadão não pode estar com doenças infecciosas incuráveis ou câncer generalizado, assim como não deve ter sido exposto a situações de risco infeccioso.
Para fazer o teste é preciso agendar o horário no site da Prefeitura de Londrina, clicando aqui. Quem tiver alguma dúvida sobre o assunto pode telefonar de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, pelos telefones (43) 3378-0146 ou 3378-0147. O endereço é Alameda Manoel Ribas, nº1. Não é preciso estar em jejum e é necessário levar um documento com foto para identificação. Tudo é gratuito.
Dados
A Associação Brasileira Transplante Órgãos (ABTO) divulgou que, devido à pandemia, em 2021, houve uma queda no número de doadores em 26%, no Brasil. Os mais afetados foram aqueles que necessitam de transplantes de pulmão (62%), rim e coração (34% cada) e fígado (28%).
Segundo o levantamento do CTA, desde 1º de janeiro de 2021 até o momento (23/9), 1.830 pessoas realizaram os testes rápidos no Centro de Testagem e Acompanhamento. Destes, 1.302 eram homens e 528 mulheres. Entre os homens, 65 deles positivaram para HIV/aids, 149 para o exame Venereal Disease Research Laboratory (VDRL), que identifica a Sífilis, seis para Hepatite C e dois para Hepatite B. Entre as mulheres testadas, quatro positivaram para HIV/aids, 19 para Sífilis, duas para Hepatite C e uma para Hepatite B.