As lontras-asiáticas-de-garras-pequenas que vivem no Aquário da Geórgia, nos Estados Unidos, testaram positivo para covid-19 no último domingo (18). De acordo com a equipe do local, os animais apresentaram sintomas leves como espirros, coriza, desânimo e tosse.
Ainda não existem estudos que mostrem o efeito colateral do vírus em animais da espécie, segundo a vice-presidente de Saúde Animal e Ambiental, Tonya Clauss. Ela garante, porém, que a equipe responsável pelas lontras espera uma recuperação total do grupo.
“Estamos prestando cuidados de suporte conforme necessário para que elas possam comer, descansar e se recuperar“,
disse Tonya, em uma nota oficial publicada pelo “The Hill”.
A suspeita principal é de que as lontras tenham contraído o vírus através de um funcionário assintomático. O aquário afirmou, em nota, que todos os funcionários foram testados por precaução.
“O risco de transmissão de animal para humano é incrivelmente raro. As lontras asiáticas do aquário não têm contato direto com os visitantes e sempre estiveram atrás de barreiras de acrílico, separando-as das pessoas”,
disse o aquário em nota.
Os animais, porém, não são os primeiros no país a serem infectados em cativeiro. No início deste mês, dois tigres testaram positivo para Covid-19 na Virgínia e, no zoológico do Bronx, cinco tigres e três leões africanos também teriam sido infectados.
Os primatas também não saíram ilesos. Alguns gorilas contraíram o vírus no San Diego Zoo Safari Park, no estado da Califórnia, sendo os primeiros casos da doença entre primatas não humanos.