Seis pessoas morreram nos Estados Unidos após consumirem massas instantâneas contaminadas com a bactéria Listeria monocytogenes. Os produtos eram fabricados pela empresa Nate’s Fine Foods Inc. e distribuídos em grandes redes de supermercados do país, de acordo com informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA.

foto de macarrão instantâneo prestes a ser jogado na panela
(Foto: Reprodução/ND Mais)

De acordo com informações do site ND Mais, a contaminação foi descoberta pela própria fabricante, que identificou a presença da bactéria em uma das amostras testadas. A Nate’s Fine Foods já havia iniciado o recolhimento preventivo dos produtos nos últimos meses, mas decidiu ampliar a ação após o aumento dos casos confirmados da infecção.

Macarrão instantâneo contaminado foi registrado em 18 estados dos EUA

Até agora, 27 pessoas em 18 estados norte-americanos foram diagnosticadas com a infecção causada pela bactéria. Desse total, 25 precisaram ser hospitalizadas. A maioria relatou ter comido o macarrão instantâneo contaminado da Nate’s Fine Foods Inc.

O CDC alerta que novos casos podem surgir e orienta a população a checar suas geladeiras e congeladores em busca dos produtos recolhidos. “Verifique novamente seus alimentos e não consuma os itens retirados do mercado”, disse a agência em nota ao portal ABC News.

Empresa diz colaborar com as investigações

Em comunicado divulgado na última quarta-feira (29), a Nate’s Fine Foods Inc. afirmou estar comprometida com os padrões de segurança alimentar e que colabora com as investigações para identificar a origem exata da contaminação.

Até o momento, não há indícios de que os produtos da marca sejam comercializados no Brasil.

O que é a bactéria Listeria?

Segundo o NIH (National Institutes of Health), principal órgão do governo dos Estados Unidos dedicado à pesquisa biomédica e à saúde pública, a Listeria monocytogenes é uma bactéria responsável pela listeriose, uma infecção comum, e é uma doença transmitida por alimentos.

A Listeria causa infecções graves em idosos, neonatos e imunocomprometidos, enquanto em imunocompetentes geralmente se manifesta como uma infecção gastrointestinal autolimitada.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui  

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.