Seis pessoas morreram nos Estados Unidos após consumirem massas instantâneas contaminadas com a bactéria Listeria monocytogenes. Os produtos eram fabricados pela empresa Nate’s Fine Foods Inc. e distribuídos em grandes redes de supermercados do país, de acordo com informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA.

De acordo com informações do site ND Mais, a contaminação foi descoberta pela própria fabricante, que identificou a presença da bactéria em uma das amostras testadas. A Nate’s Fine Foods já havia iniciado o recolhimento preventivo dos produtos nos últimos meses, mas decidiu ampliar a ação após o aumento dos casos confirmados da infecção.
Macarrão instantâneo contaminado foi registrado em 18 estados dos EUA
Até agora, 27 pessoas em 18 estados norte-americanos foram diagnosticadas com a infecção causada pela bactéria. Desse total, 25 precisaram ser hospitalizadas. A maioria relatou ter comido o macarrão instantâneo contaminado da Nate’s Fine Foods Inc.
O CDC alerta que novos casos podem surgir e orienta a população a checar suas geladeiras e congeladores em busca dos produtos recolhidos. “Verifique novamente seus alimentos e não consuma os itens retirados do mercado”, disse a agência em nota ao portal ABC News.
Empresa diz colaborar com as investigações
Em comunicado divulgado na última quarta-feira (29), a Nate’s Fine Foods Inc. afirmou estar comprometida com os padrões de segurança alimentar e que colabora com as investigações para identificar a origem exata da contaminação.
Até o momento, não há indícios de que os produtos da marca sejam comercializados no Brasil.
O que é a bactéria Listeria?
Segundo o NIH (National Institutes of Health), principal órgão do governo dos Estados Unidos dedicado à pesquisa biomédica e à saúde pública, a Listeria monocytogenes é uma bactéria responsável pela listeriose, uma infecção comum, e é uma doença transmitida por alimentos.
A Listeria causa infecções graves em idosos, neonatos e imunocomprometidos, enquanto em imunocompetentes geralmente se manifesta como uma infecção gastrointestinal autolimitada.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui