O médico Marco Aurélio Lopes Gamborgi, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regional do Paraná (2014-15), morreu vítima da covid-19 na tarde desta sexta-feira (4), no Hospital Ônix, em Curitiba. É o 21º médico vítima da doença no Paraná.

Marco Aurélio tinha 57 anos e era filho do médico obstetra Vilson José de Castro Gamborgi
. Ele deixa esposa e três filhos.

A despedida aconteceu na tarde deste sábado (5), no Cemitério Parque Iguaçu, em cerimônia restrita.

Marco Gamborgi formou-se em janeiro de 1989 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Registrou-se em março de 1989 no Conselho de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), era reconhecido por seu trabalho na área de fissuras lábio palatais, com aproximadamente 10 mil cirurgias realizadas.

O presidente da Sociedade de Cirurgia Plástica, Alfredo Duarte, lamentou a perda do colega e antecessor. Também a presidente da Sociedade Paranaense de Pediatra, Kerstin Taniguchi Abagge, emitiu nota de pesar e exaltou a parceria com o médico em eventos conjuntos das especialidades.

Ex-presidente do CRM-PR e também ex-presidente da Sociedade de Pediatria, Wilmar Mendonça Guimarães acompanhou parte da carreira profissional e as ações de voluntariado do Marco Aurélio.

“Todos estamos consternados com a morte do Dr. Marco Aurélio. Fez tanta diferença na vida de tantas pessoas, trouxe sorrisos para pessoas tristes, embelezou as faces e o espírito das crianças. Acalentou os corações de quem sofria com deformidade, restituindo-lhes a felicidade. Temos orgulho de ser um de seus colegas de profissão, pela proficiência que dedicou no exercício dela.”

Esta semana a medicina paranaense já tinha perdido o pediatra George Karam, 57 anos, também vítima de Covid-19.