Maringaenses começaram a ser vacinados com o imunizante da Pfizer nesta quarta-feira (19), que está disponível em Unidades Básicas de Saúde a gestantes e puérperas apenas com comorbidades (18 anos ou mais); pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no BPC (30 a 59 anos); pessoas com comorbidades (30 a 59 anos); pessoas com Síndrome de Down (18 a 59 anos); doentes renais crônicos em diálise (18 a 59 anos).
Leia mais: Vacinação covid-19: veja o cronograma nas principais cidades do Paraná nesta quarta (19)
Mesmo com a necessidade de congelamento, a Prefeitura de Maringá ainda não requisitou o ultracongelador disponível no Hospital Universitário de Maringá (HUM).
O imunizante deve ser utilizado em até 120 horas, conforme orienta os especialistas da área de imunização. Os frascos chegaram com conteúdo congelado e, após o descongelamento, o produto precisa ser diluído para administração durante estas 120 horas, ou cinco dias. Cada frasco tem seis doses de vacinas.
De acordo com a 15ª Regional da Saúde, chegaram na terça-feira (18) 9.360 doses da vacina da Pfizer para Maringá. Neste novo lote, também foram encaminhados ao município 4.945 doses da vacina Astrazeneca.
A Secretaria de Saúde de Maringá informa que a vacinação para a 1ª dose com o imunizante AstraZeneca continua sendo disponibilizado para as pessoas com 60 anos ou mais.
