A Secretária de Saúde de Maringá, no noroeste do Paraná, volta a oferecer à população a vacina pentavalente e seu reforço a partir desta quinta-feira (16). Segundo a Prefeitura Municipal, a vacinação ocorrerá até que durem os estoques. (Veja horário de funcionamento das UBSs abaixo) 

Em julho de 2019, abastecimento regular da vacina em questão foi interrompido pelo Ministério da Saúde, depois que lotes precisaram ser recolhidos por reprovação no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade de Saúde (INCQS) e na análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Desde então, as prefeituras municipais atenderam a demanda com as doses que restavam em estoque. Em Maringá, a população chegou a ficar um período sem a vacina quando que a reserva acabou. 

Ainda conforme a administração municipal, nesta quarta-feira (15), a 15ª Regional de Saúde do Paraná encaminhou 1,5 mil doses para a secretaria de Maringá, as quais foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Vacina pentavalente

A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. Ela garante a proteção contra as seguintes doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

As crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

Onde vacinar:

maringa-vacina-pentavalente-população

maringa-vacina-pentavalente-população

Clique aqui para acessar a tabela