A qualidade de vida tem sido um dos principais debates na sociedade atual. A geração Z tem buscado continuadamente opções para ter uma rotina saudável e que influencie na longevidade. Mas além dos hábitos alimentícios e físicos, qual a melhor alternativa para quem quer ter uma vida duradoura? Confira a receita de um “chá mágico”.

Senhora tomando chá.
Brasil tem cerca de 37 mil pessoas com mais de 100 anos (Foto: Reprodução/Freepik)

De acordo com a nutróloga Elodia Ávila, o chá verde, considerado um “chá mágico” tem propriedades para tardar o envelhecimento e aumentar a qualidade de vida. Segundo ela, a bebida acelera o metabolismo e auxilia da desinflamação do corpo, além de contribuir para a longevidade.

“Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (Jama) analisou mais de 40 mil adultos japoneses ao longo de 11 anos, e concluiu que aqueles que consumiam cinco ou mais xícaras de chá verde por dia tinham um risco 26% menor de mortalidade por doenças cardiovasculares e 16% menor de mortalidade por todas as causas”, concluiu Elodia, em declaração ao portal Metrópoles.

Receita do “Chá Mágico”

  • Uma colher das folhas de sua preferência (granel ou em saquinhos);
  • 170 ml de água (ideal é aquecer a água até aproximadamente 80°C);
  • Infusão por 2 a 3 minutos;
  • Adicione uma fatia de limão, mel ou hortelã.

Composição e benefícios do chá verde

Um dos ativos presentes na bebida é o Epigalocatequina-galatte, que diminui inflamações crônicas. Ele atua contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, e contribui na função cardiovascular.

No “chá mágico”, estão presentes compostos bioativos que auxiliam a retardar o envelhecimento celular, diminuindo a inflamação e o estresse oxidativo, melhorando a função cognitiva e acarretando na longevidade.

Está presente no chá também a L-teanina, um aminoácido que pode atravessar a barreira hematoencefálica. A substância gera relaxamento e aumento da cognição de quem consome.

A receita e informações foram divulgadas do “chá mágico” pela nutricionista Elodia Ávila, no Portal Metrópoles.

Outros hábitos para longevidade

Além do “chá mágico”, outros fatores destacados são a alimentação equilibrada, rica em nutrientes e com baixo teor de alimentos processados, além da prática regular de atividades físicas, que ajudam a manter o corpo em movimento e o sistema cardiovascular em bom funcionamento.

A redução do estresse e a promoção de uma boa saúde mental, por meio de momentos de lazer e conexões sociais, também são fundamentais. Pesquisas apontam que manter-se ativo mentalmente, seja com leituras, jogos ou aprendizado constante, ajuda a preservar a cognição ao longo dos anos.

O sono adequado e a hidratação completa o conjunto de práticas que contribuem para a manutenção da saúde e o aumento da expectativa de vida, garantindo mais qualidade de vida à medida que os anos passam.

*Com supervisão de Daniela Borsuk

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.