O médico Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, morreu de covid-19, na noite desta quarta-feira (02), no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Grande Curitiba. Ele estava internado há três semanas devido às complicações causadas pela doença.
Sereja atuava desde 2014 no litoral do Paraná, mais recentemente no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guaratuba. Sua morte provocou grande comoção no município e dezenas de manifestações lamentaram o falecimento do jovem médico pelas redes sociais.
“Hoje o dia amanheceu mais triste com a sua partida. Você cumpriu sua missão aqui na terra e com muito amor. Eu gostava muito de trabalhar com o Senhor. Que Deus te receba em um bom lugar; até um dia meu amigo. Hoje estou muito triste”, postou uma colega de trabalho.
Um familiar lembrou que apesar de tanta perdas, muitos ainda subestimam o novo coronavírus:
“Notícia muito triste para toda a família e amigos. Infelizmente continuamos a perder para esse vírus, que muitos subestimam! Vai com Deus primo, com certeza foi um grande médico, filho e pai”.
“Sabe doutor Marcos Sereja, eu sempre fui tão grata a você. Sabe que nunca haveria dinheiro no mundo para pagar o seu empenho em me deixar viva. Orei tanto por sua recuperação, mas acho que Deus recolheu seu anjo, como sempre achei que você era. Um mensageiro de Deus para salvar vidas“, escreveu um paciente.
Na tarde desta quarta-feira (3), uma carreata irá homenagear o profissional pelas ruas de Guaratuba.
Profissionais de saúde mortes por covid-19 no Paraná
De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM/PR), Sereja é o 10º médico que morre de covid-19 no Paraná entre os 616 que tiveram contaminação confirmada pelo novo coronavírus. Ao todo, foram 46.813 notificações entre os profissionais de saúde no estado, com 6.879 confirmados, dos quais 56 já faleceram, conforme o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).