O Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Federal de Enfermagem (Confen) estão levantando dados de todos os médicos e enfermeiros que morreram vítimas do novo coronavírus.
Na lista estão profissionais que estavam na linha de frente do combate à pandemia e outros que não trabalhavam diretamente com a doença. O estudo do CFM deve ser divulgado em breve. O levamento do Confen já está disponível.
Por enquanto, os dados mais atualizados sobre médicos mortos pela Covid-19 são os levantados pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo, que criou um memorial em homenagem aos profissionais.
De acordo os dados, pelo menos 69 médicos morreram vítimas da doença no Brasil. No Paraná são dois profissionais: o radiologia Nelson Martins Schiavinatto, em Cianorte; e o clínico geral Milton Luiz Ciappina, de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba.
“O Conselho de Medicina do Paraná se solidariza com os familiares e amigos de todos os médicos que perderam a vida em meio à pandemia, bem como de todas as demais vítimas, incluindo os profissionais de saúde e trabalhadores de serviços essenciais”.
ENFERMEIROS
No Brasil, segundo o Confen, 108 profissionais morreram vítimas da Covid-19. O dado coloca o País em primeiro lugar no ranking mundial de enfermeiros mortos na pandemia. O Paraná tem uma vítima, a técnica de enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, de 39 anos.
Segundo o levantamento, batizado de Observatório da Enfermagem, o Paraná tem 85 casos de profissionais contaminados pelo novo coronavírus. Em todo o Brasil são 14,4 mil casos reportados.