
Lucas estava na casa da vó, no interior do Paraná. Ele chegou a ser internado em estado grave, mas faleceu por choque cardiogênico um dia depois do ocorrido
A Prefeitura de Jussara, na região noroeste do Paraná, informou nesta segunda-feira (28), por meio de nota à imprensa, que o município possui em seus estoques o soro antiescorpiônico que poderia ter salvado a vida do pequeno Lucas, de 4 anos, que foi picado por um escorpião amarelo na tarde de sexta-feira (25).
A criança morreu no último sábado (26), em Maringá, para onde foi transferido.
A família contou que, na sexta à tarde, Lucas dormia na casa da avó quando foi picado por um escorpião no pescoço. Ele acordou reclamando que sentia dores na cabeça e no pescoço. Preocupada, sua mãe foi revirar a cama e acabou encontrando o inseto.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado logo em seguida. No primeiro momento, ele foi levado para a Unidade de Saúde de Jussara, onde a família foi informada sobre a falta do soro antiescorpiônico, solução injetável e específica para esse tipo de picadura.
Sem o medicamento, Lucas foi levado para um hospital de Cianorte, que fica à 20 quilômetros de Jussara. Diante do agravamento do seu quadro de saúde, foi novamente transferido, desta vez de helicóptero para Maringá, onde chegou três horas depois do início da busca por atendimento.
Já no Hospital Universitário de Maringá, infelizmente, os médicos não conseguiram salvar o menino que sofreu várias paradas cardiorrespiratórias. Ele faleceu por choque cardiogênico (quando o coração perde a capacidade de bombear o sangue necessário para os órgãos vitais).
A prefeitura de Jussara afirmou que já está investigando o motivo pelo qual o remédio não foi aplicado na criança. Confira a nota completa da prefeitura logo abaixo.
Só em 2017, foram registrados 71 casos de pessoas atendidas após picadas de escorpião no Paraná, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Assista à reportagem completa:
Leia também:
- Bebê de um ano é mordido por escorpião e está em estado grave em Paranavaí
- Infestação de escorpiões assusta moradores em Palotina
Confira o que diz a nota da Prefeitura de Jussara: