A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (9) (Foto: Venilton Küchler/ Fotos Públicas)

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou não ter doses suficientes para toda a população e que ainda vai avaliar se amplia a oferta da vacina

O Ministério da Saúde anunciou, nessa sexta-feira (2), que decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe a toda a população. Antes restrita ao público-alvo formada principalmente por crianças e idosos, a dose de imunização agora será ofertada para toda as faixas etárias enquanto durar o estoque. A pasta informou que a medida só é válida neste ano e foi adotada em razão da disponibilidade de um estoque de 10 milhões de doses.

O anúncio foi feito pelo ministro Ricardo Barros em Maringá, no norte do Estado. De acordo com ele, cada secretaria de saúde terá autonomia para definir se libera ou não a vacinação para todas as faixas etárias. No Paraná, por exemplo, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou que mantém o público-alvo e que ainda vai avaliar se amplia a oferta da vacina.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira, dia 9, e não será mais prorrogada, segundo o ministro.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, 163  pessoas  morreram este ano no Brasil em decorrência da doença. Em todo ano de 2016, a gripe matou 1.982 pessoas no país. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que este ano houve poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus. “Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde”, explicou.

No entanto, disse que ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. “Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, destacou.

Confira a íntegra da nota Secretaria de Estado da Saúde:

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que o Paraná mantém a Campanha de Vacinação contra a Gripe para o púbico alvo já definido – crianças entre seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), profissionais de saúde , indígenase professores em atividade. A meta é vacinar 90% do público alvo. Até esta sexta-feira (2), o Paraná já atingiu 85,5% de cobertura vacinal, com 2,5 milhões de doses aplicadas. O Estado é o terceiro do país em cobertura vacinal nesta campanha, que se encerra no dia 9 de junho.

A ampliação da oferta da vacina da gripe para outros grupos dependerá de análise técnica da Comissão de Infextologia e da Secretaria de Estado da Saúde em consenso com os municípios, de forma a garantir o atendimento pleno para eventuais novos grupos populacionais.

Com o número de doses disponíveis, não é possível atender toda a população paranaense. A Secretaria de Estado da Saúde pede que somente as pessoas definidas como público alvo da campanha compareçam às Unidades de Saúde para tomar a vacina contra a gripe.

Leia também:

Grupos contrários à vacinação crescem no país; volta de doenças preocupa

Mulher dá à luz quadrigêmeos após batalha contra câncer de mama