Por causa do novo coronavírus, Morretes, no litoral do Paraná, foi uma das primeiras cidades a fechar o turismo. Nesta sexta-feira (7), a cidade passou a reabrir para os turistas, mas com algumas restrições e mudando o jeito de fazer com que as pessoas entrem na cidade. Morretes seguiu uma tendência que já vem sendo usada em Foz do Iguaçu, por exemplo.

Para ir até Morretes, os turistas vão precisar fazer uma reserva com o estabelecimento onde forem passar o período de passeio. Depois, devem acessar o site www.morretesdestinocerto.com.br para fazer um cadastro e gerar um QR Code. Este código será apresentado na barreira sanitária.

O objetivo da ferramenta é controlar o fluxo de pessoas na cidade, que deve ser de pouco menos de 4 mil pessoas. A prefeitura também consegue fazer até mesmo um rastreamento de contatos, caso seja necessário. Sem o cadastro e QR Code, o turista não vai poder visitar a cidade.

Trem turístico volta a operar neste sábado (8)

Uma das viagens mais famosas do Brasil, a da Serra Verde Express, que começa em Curitiba e vai até Morretes, passando pela histórica estrada de trem da Serra do Mar, vai voltar neste sábado (8). O passeio, que é considerado um dos mais bonitos do mundo, vai voltar com 50% da capacidade de público para garantir o distanciamento social entre os passageiros.

Além disso, também é obrigatório o uso de máscaras durante a viagem. Para facilitar o atendimento, a empresa criou o Safe Check-In, um totem de autoatendimento que pode medir até mesmo a temperatura, verifica se a pessoa está com máscara e valida o bilhete, tudo automatizado.

A empresa também só vai colocar em circulação os trens que permitem abrir as janelas. As compras das passagens podem ser feitas pelo site da Serra Verde Express ou na bilheteria da estação rodoferroviária de Curitiba. Horários de atendimento: de segunda a quinta, das 10h às 16h; sexta-feira das 7h às 16h; sábado das 7h às 14h e domingo das 7h às 9h30.

viagem-trem-morretes-coronavirus
Foto: Divulgação.