O Ministério Público do Paraná (MPPR) expediu nesta quinta-feira, 18 de março, recomendação administrativa aos prefeitos de Matinhos e Pontal do Paraná, no litoral, para que adotem o nível máximo de isolamento social na região, a exemplo do que já fez Guaratuba. Foi indicado prazo de 24 horas para um retorno oficial à solicitação do MPPR.

Já em Colombo, na RMC, que aderiu ao lockdown na última segunda-feira (15), ventilou revogar o decreto e reabrir o comércio nesta quinta-feira (18). Diante disso, o MPPR também emitiu recomendação à prefeitura do município, para que mantenha o lockdown por mais tempo.

Em ambos os casos, pesa a situação da Covid em todo o Paraná. Os casos aumentaram assustadoramente nos últimos dias e os hospitais estão lotados.

Em relação à Colombo, o documento do MPPR considera o fato de Curitiba também estar em lockdown, bem como os efeitos que isso teria para as duas cidades, visto que são vizinhas, com intensa movimentação de pessoas entre os dois municípios, inclusive com o uso de transporte coletivo. Curitiba declarou colapso em seus sistema hospitalar nesta quinta-feira (18), com 100% das UTIs lotadas e 101% de ocupação nos leitos clínicos.

Segundo cita o documento, “o avanço exponencial da contaminação pelo novo coronavírus tem acarretado muitas vítimas de Covid-19 por toda a comunidade (de Colombo), com a confirmação […] de 12.307 pacientes com diagnóstico positivo para a doença (e outros inúmeros casos suspeitos), 347 óbitos e 75 pessoas hospitalizadas”.

Até ontem, segundo dados da Sesa, o Paraná somava 769.996 casos e 14.087 óbitos confirmados de coronavírus. Matinhos tem 1.864 casos e 50 mortes, e Pontal do Paraná, respectivamente, 1.622 e 43.

https://ric.com.br/estilo-de-vida/saude-e-bem-estar/coronavirus/