Com o sistema de saúde em colapso, Santa Catarina deu um passo importante nesta quarta-feira (10) na busca de mais doses de vacinas. Após uma reunião com o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), 233 prefeituras encaminharam documentação necessária para aquisição de doses da Sputnik V. O pedido já foi protocolado e a expectativa é que as vacinas cheguem em até 30 dias.
Além das 233 solicitações já protocoladas, mais 32 municípios também devem oficializar pedidos de compras até esta sexta-feira (12). O estado tem 295 cidades, e o número de prefeituras que pretendem adquirir doses equivale a 90% do total.
A formalização do contrato foi feita pelo presidente da Fecam, Clenilton Pereira. De acordo com informações do portal ND Mais, os 265 municípios devem propor a compra de 4,1 milhões de doses. Das prefeituras que já oficializaram o pedido, as que mais pediram doses são:
- Itajaí – 400 mil doses
- Joinville – 400 mil doses
- Criciúma – 300 mil doses
- Florianópolis – 100 mil doses
- São José – 100 mil doses
- Palhoça – 100 mil doses
“Hoje é um dia histórico para Santa Catarina, somos a primeira Federação de Municípios do Brasil a protocolar a compra de vacinas”
declarou Clenilton ao ND Mais.
Nesta sexta-feira (12) a Fecam deve entregar o pedido à empresa fornecedora. Até a próxima quarta-feira (17), a empresa deve responder os municípios sobre a aquisição e, em caso de aprovação, o pedido deve chegar em 15 dias úteis.
Curitiba busca compra
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta quarta-feira (10), de forma unânime, a votação em regime de urgência dos projetos de lei que envolvem a compra de vacinas contra a covid-19 com recursos municipais.
Com a aprovação, as proposições serão analisadas em primeiro turno na próxima terça-feira (16) e em segunda votação na quarta-feira (17) pela manhã, podendo o Executivo sancionar e publicar os textos no Diário Oficial do Município logo em sequência.
A possibilidade de que municípios adquiram vacinas foi referendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro deste ano. Já em 2 de março, o Congresso Nacional aprovou o projeto de Lei nº 534/2021, que autoriza a aquisição de vacinas pelas cidades brasileiras.
