Curitiba - Com mais de 8 mil casos de dengue confirmados no Paraná nesta última semana, a Prefeitura de Curitiba deu início, nesta segunda-feira (27), aos mutirões para prevenir o mosquito Aedes aegypti.

Os primeiros moradores que devem receber as visitas dos agentes públicos são dos bairros Boqueirão, CIC e Boa vista. A população está sendo orientada à separar os resíduos e deixar em frente às casas nos dias de coleta, que será feita pelos caminhões da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Curitiba Sem Mosquito
O Mutirão Curitiba Sem Mosquito já realizou quatro visitas neste mês de janeiro para orientar os moradores de diferentes regiões da capital paranaense. Os bairros Cajuru, Bairro Novo, Pinheirinho e Tatuquara foram o foco nessas primeiras atividades e mais de 25 mil toneladas de entulhos foram recolhidas pelo projeto.
Os agentes do mutirão contra à dengue irão passar por mais três regionais, do dia 27 ao dia 31 de janeiro, para informar sobre a coleta e descarte realizados pelo departamento de caminhões.
CIC
O bairro receberá a primeira visita na segunda-feira (27). Os agentes comunitários e agentes de endemias passarão as informações sobre como prevenir que mosquito Aedes aegypti se instale nas casas e quintais, além de orientarem sobre a coleta de resíduos. A atividade será distribuída em 21 quarteirões da área de abrangência da Unidade de Saúde Sabará e terminará na terça-feira (28). O recolhimento do lixo pelos caminhões da prefeitura será no dia 29.
Boqueirão
Com data mais distante, os moradores do bairro irão receber as orientações sobre a prevenção e informações sobre o descarte e recolhimento na quarta-feira (29) e quinta-feira (31). A mobilização passará por 24 quarteirões escolhidos na área de abrangência da unidade de saúde Pantanal, e terá seus resíduos recolhidos na sexta-feira (31).
Boa Vista
A Unidade de Saúde Sabará receberá as visitas dos agentes da prefeitura nesta segunda-feira (27). As atividades serão feitas em 21 quarteirões e terão como término terça-feira (28). Divergindo das demais, a coleta será feita na quarta-feira (29) pela Prefeitura de Curitiba.
Informações do mutirão contra à dengue
O mutirão contra à dengue é responsável pelo recolhimento de móveis, eletrodomésticos e entulhos, materiais recicláveis, pneus, resíduos orgânicos e restos de vegetais embalados. Descartes com peso elevado, resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e e veículos de transporte não fazem parte da coleta e descarte. Além disso, é indicado que materiais pequenos sejam embalados antes de serem recolhidos.
*Com supervisão de Daniela Borsuk
Quer receber notícias no seu celular? Então, entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui