A palavra ‘jaguara’ é genuinamente paranaense. Quando usada no atual contexto da pandemia do novo coronavírus, descreve alguém que está, com sua atitude, prejudicando o propósito da coletividade, em benefício próprio. É isso que busca passar uma campanha das empresas de ônibus de Curitiba e região.

Três peças já estão nas redes sociais das empresas de ônibus. Uma delas critica o chamado “piá de prédio” e suas festinhas. A mensagem pede que ele fique em casa, respeitando as pessoas que trabalham em serviços essenciais e priorizando quem precisa do transporte público.

Outra peça alerta para o fato de que alguns comerciantes não estão respeitando o horário estabelecido de funcionamento, das 10h às 16h. A última critica aqueles que usam o cartão-transporte dos avós para passear nos ônibus. Todas as peças finalizam a mensagem com a hashtag #nãosejajaguara.

nao-seja-jaguara-pia-de-predio
Foto: Divulgação.

“A palavra jaguara é crítica, mas é conhecida por todos e tem um quê de lúdico também. Esperamos que ela chame a atenção daqueles que, com seu comportamento, estão prejudicando a todos”.

Luiz Alberto Lenz César, diretor-executivo das empresas de ônibus.

Lenz César lembra que o transporte coletivo está fazendo a sua parte nessa pandemia. Muitas linhas já operam com 100% da frota e a ocupação máxima dos ônibus é de 50%, saindo com 30% dos principais terminais.

Porém, se todo mundo pegar o ônibus no mesmo horário, o problema não será solucionado. O transporte coletivo é, ao contrário do que muita gente pensa, um instrumento de combate à Covid-19. São os ônibus que levam profissionais da saúde para seus postos de trabalho, onde vão enfrentar essa pandemia.

“Então, para ficar no mote da campanha, peço: não seja jaguara e ajude o transporte coletivo”.

Luiz Alberto Lenz César, diretor-executivo das empresas de ônibus.
nao-seja-jaguara-2
Foto: Divulgação.

Comerciante, respeite os horários determinados, não seja jaguara!

Alguns comerciantes não estão respeitando as regras estabelecidas pela prefeitura de Curitiba. Com isso, prejudicam seu próprio negócio, seus colaboradores e outros comércios, que estão cumprindo as medidas para conter o avanço da Covid-19.

  • Só abra as portas nos horários estabelecidos e siga as recomendações da Prefeitura de Curitiba;
  • Seja flexível com seus colaboradores para que eles possam ir e vir em horários alternativos, evitando assim aglomerações no transporte público, principalmente nos horários de pico.
nao-seja-jaguara-1
Foto: Divulgação.

Você sabia que usar o cartão-transporte de terceiros é crime?

Nos últimos dias, mesmo durante a pandemia, muitas pessoas foram barradas pela fiscalização utilizando o cartão-transporte indevidamente. A gratuidade da tarifa é concedida a idosos (com 65 anos ou mais), pessoas com deficiência e pessoas com determinadas patologias crônicas.

A emissão do documento segue critérios preestabelecidos em lei. Você não pode usar o cartão da sua vó, por exemplo, nem por uma única vez. Por isso, se você não tem direito ao benefício, não seja jaguara e pense no coletivo.

https://www.facebook.com/empresasdeonibuscuritiba/photos/a.658223577589717/3063450117067039/?type=3&theater