A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) fechou nove estabelecimentos em Curitiba durante a noite de sexta-feira (2). Segundo a Prefeitura da capital, além da suspensão das atividades, os bares, lanchonetes e uma tabacaria também foram autuados por estarem funcionando fora das normas estabelecidas de combate à Covid-19. 

Ao todo, foram realizadas 11 vistorias nos bairros Cajuru, Rebouças, São Francisco e no centro da capital paranaense. 

Paraná flexibiliza medidas

O Governo do Paraná ampliou, na sexta-feira (2), o horário de funcionamento dos supermercados para às 23h e diminuiu o tempo do toque de recolher, que passou a valer das 23h às 5h

O decreto também permite que restaurantes, bares e lanchonetes possam funcionar todos os dias da semana. Aos domingos, a abertura é liberada das 10h às 23h, com limitação da capacidade em 50%. A modalidade de entrega é permitida sem restrição de horários.

A flexibilização nas medidas de combate à Covid-19 são validas até às 5 horas do dia 31 de julho.

Vacinação em Curitiba

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Curitiba vacinou, até sexta-feira (2), 813.040 pessoas com a primeira dose da vacina anticovid ou com o imunizante de dose única, da Janssen.

Até o momento, segundo a Prefeitura, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 1.132.157 doses de vacinas, sendo 780.302 para primeira dose, 339.050 para segunda dose e 12.805 para dose única. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica.

A reserva técnica é uma medida de segurança, faz parte dos protocolos da logística e é necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, como a quebra acidental de frascos.