Um novo decreto publicado pela Prefeitura de Maringá flexibiliza o funcionamento de alguns setores durante a pandemia da covid-19. As medidas passam a valer a partir desta segunda-feira (12), entre elas, duas horas a menos de vigência do toque de recolher e permissão de funcionamento de bares e restaurantes também no período noturno, pelo menos de segunda a sexta-feira.

Conforme o documento, restaurantes, bares, lanchonetes, lojas da praça de alimentação dos shoppings e similares estarão liberados para atendimento presencial com consumo no local até as 21h de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, o atendimento presencial com consumo no local será até as 15h aos sábados e domingos. A retirada no balcão e drive-thru segue até as 21 horas de segunda a segunda e o delivery até as 23h de segunda a segunda.

As regras também foram alteradas para setores envolvendo a realização de atividades físicas. As academias de pilates, ginástica, luta, dança, crossfit, tênis, natação e similares ficam autorizadas a funcionar, de segunda a sexta-feira, das 6h às 21 horas e aos sábados das 6h às 15h, com até 30% da capacidade. Decreto, no entanto, não autoriza atividade aeróbica, com utilização de esteiras e bicicletas ergométricas, exceto em sala individual e ventilada e garantido o intervalo de 30 minutos entre cada cliente. Em condomínios, associações e clubes recreativos estão autorizadas as academias de ginástica, pilates e tênis.

Outra novidade readéqua o horário de atendimento em estabelecimentos de beleza e estética. Os salões de beleza e barbearias ficam autorizados a funcionar de segunda a sexta-feira ate as 19h e aos sábados até as 15h, com 50% de sua capacidade.

Já as lojas de materiais de construção e similares ficam autorizadas a funcionar das 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Supermercados

Regras para funcionamento dos supermercados não sofreram alteração com o novo decreto da Prefeitura de Maringá. Portanto, continuam com atendimento ao público de segunda a sábado, das 8h às 20h, permanecendo proibida a venda de bebida alcoolica gelada. Apreciadores de uma cerveja gelada e outros itens com álcool podem procurar as conveniências e os chamados disk bebidas, que seguem com autorização para a venda de segunda a sábado, até 20h, mas somente para levar.