Estado já tem 5.541 casos confirmados da doença e 15 cidades estão em epidemia

A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (Sesa-PR) divulgou nesta terça-feira (16) mais um boletim técnico sobre a dengue no Estado. O número de casos de dengue teve um aumento de 23% em comparação com o último informe técnico, divulgado na semana passada. Segundo o novo relatório, em uma semana foram 1.070 novas confirmações da doença, somando 5.541 casos no total.

Leia também:

Casos de dengue sobem 48% em janeiro em todo o Brasil

Paraná confirma 9 mortes por dengue em todo o estado

Saúde confirma primeira morte por dengue em Curitiba

OMS declara zika vírus como emergência global de saúde pública

Paraná tem cinco mortes por dengue confirmadas em 2016

O número de cidades em epidemia também aumentou. Agora Foz do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu, na região oeste do Paraná, também fazem parte da lista que consta com outros 13 municípios. No total, 191 cidades paranaenses já confirmaram casos da doença.

O novo boletim da Sesa-PR também apresenta dados sobre o zika vírus. O Paraná tem 48 casos confirmados da doença. Entre eles, nove são autóctones (quando o paciente é infectado dentro da cidade). Os casos autócnotes foram registrados em Londrina (1), Nova Prata do Iguaçu (1), Maringá (2), Paranaguá (2) e Colorado (3).

Curitiba tem nove casos de zika confirmados, todos eles importados. Além desses nove casos da capital, o Paraná tem outros seis casos importados de zika: em Alto Piquiri (1), Campo Magro (1), Cianorte (1), Jussara (1), Matinhos (1) e Rancho Alegre (1).

Combate

Segundo a Secretaria da Saúde, qualquer instituição pode participar da campanha contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As Instituições que tiverem interesse em ajudar no combate, podem solicitar folhetos impressos com orientações para controle da infestação Aedes aegypti. O material deve ser previamente reservado pelos telefones (41) 3330 4423/4424 e retirados no prédio central da Secretaria estadual da Saúde (Rua Piquiri, 170. Rebouças. Curitiba/PR), em horário comercial.