É de conhecimento geral que os sintomas de coronavÍrus são muito próximos aos de uma gripe ou resfriado comum. Com isso muitas pessoas que apresentam sinais semelhantes acabam suspeitando de Covid-19. Mas o que deve ser feito nesse caso? Quais devem ser as primeiras medidas para confirmação dos sintomas? Confira a seguir os procedimentos indicados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Atente-se aos seguintes sintomas de coronavírus

Se você ou algum familiar apresentar sinais de gripe, antes de tomar qualquer atitude mantenha a calma a analise os sintomas. Apesar de serem semelhantes, os principais sinais que podem indicar o coronavírus são febre alta, tosse e falta de ar. Se notar algum deles é indicado seguir a orientação do próximo tópico.

Não vá imediatamente para uma Unidade de Saúde

Este é um dos maiores erros que alguém que apresenta sintomas de coronavírus pode cometer. Se a pessoa estiver com o vírus, poderá transmitir para todos à sua volta na unidade de saúde. Por outro lado se ela não estiver infectada, estará correndo o risco de se contaminar por alguém que esteja lá. Permanecendo em casa é mais fácil controlar a situação.

Consulte o app do SUS, ligue 192 ou solicite uma videoconsulta

Se a pessoa não deve ir até uma unidade de saúde, o que deve ser feito?

Existem algumas maneiras que ajudam a consultar os sintomas e saber como proceder. O mais indicado pela Secretaria Municipal de Saúde é entrar em contato com o SAMU pelo 192. Os profissionais capacitados estão preparados para ouvir os seus sintomas e recomendar o que deve ser feito. Outra opção viável é consultar o app do SUS que ajuda a identificar os sinais e indica quando procurar uma unidade de saúde.

Clique aqui e encontre os demais telefones úteis indicados pelos orgãos competentes.

Outra opção é solicitar uma videoconsulta oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde. Curitiba é a primeira cidade do Brasil a usar este tipo de serviço a distância para o atendimento médico de pacientes suspeitos do novo coronavírus. Inicialmente a pessoa deve passar por uma triagem na Central de Atendimento da Secretaria de Saúde, pelo telefone (41) 3350-9000. Se for constatada a necessidade de um atendimento por vídeo, o paciente recebe por SMS, um link de acesso à consulta on-line, que deve ser no mesmo dia.

Siga as recomendações

Depois de procurar uma orientação profissional é preciso seguir o que foi recomendado. Confira as duas opções que podem ser indicadas para uma pessoa com sintomas de coronavírus.

Permaneça em casa e fique atento

Se os sinais apresentados forem leves ou mais próximos aos sintomas de uma gripe ou resfriado, pode ser que a orientação seja permanecer em casa. Neste caso isso não significa que os sintomas de coronavírus foram 100% descartados. É preciso permanecer atento à novos sinais e verificar a evolução do quadro. Em caso de piora entre em contato novamente com o 192.

Dirija-se à um hospital

Caso os sintomas de coronavírus sejam moderados ou intensos, é possível que seja orientado dirigir-se até um hospital. Nesta situação é fundamental seguir todas as recomendações de proteção, como manter as mãos higienizadas, evitar tocar o rosto, manter uma distância considerável de outras pessoas e proteger as vias respiratórias ao espirrar ou tossir.