Em meio à pandemia, muito ouvimos falar sobre a contaminação do coronavírus e o seu período de incubação. Mas afinal você sabe o que é período de incubação de um vírus? O que acontece neste tempo e por que devemos ficar atentos? Confira.

Afinal, o que é um período de incubação?

Falando do ponto de vista clínico, período de incubação é um termo médico utilizado para se referir ao tempo decorrido entre o momento em que a pessoa é infectada pelo vírus e o início dos sintomas.

Quando uma pessoa é exposta ao coronavírus por exemplo, ela pode contrair o vírus, mas não virá a apresentar os sintomas logo em seguida. Existe um período de tempo até que a doença comece a dar seus primeiros sinais.

Como é o período de incubação do coronavírus?

A partir do momento que um ser humano é infectado pelo novo coronavírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o perído de incubação do coronavírus pode levar de 1 a 14 dias. Ou seja, nesse intervalo de tempo, pode ser que comecem a surgir os sintomas.

Assim que esta etapa termina, começam a aparecer os sinais da doença, que podem ser leves no início e evoluir para moderados ou mesmo intensos. Se isto acontecer a Secretaria Municipal de Saúde diz que é preciso estar atento e procurar auxílio ligando para o 192.

Por que é preciso ficar atento?

Muitas pessoas não têm conhecimento do período de incubação do coronavírus. Com isso pode acontecer de alguém que esteve em uma possível situação de contaminação (como fazer compras em um supermercado) não apresentar sintomas nos primeiros dias, levando-a a acreditar que não está contaminada, e assim deixar de tomar os devidos cuidados e acabar transmitindo o vírus para outras pessoas.