O uso obrigatório de máscaras em Curitiba está sendo reforçado por uma ação de orientação da Guarda Municipal desde a manhã deste sábado (18). Viaturas estão circulando pelos bairros e divulgando um áudio sobre a determinação do uso de máscaras para evitar a propagação do novo coronavírus.
A mensagem divulgada é a seguinte:
“Atenção, a máscara é obrigatória nos espaços públicos, transporte e comércio da cidade. E a distância mínima entre as pessoas deve ser de um metro e meio. A Guarda Municipal agradece a sua colaboração”.
O uso de máscaras tornou-se obrigatório na capital paranaense a partir desta sexta-feira (17). A medida, publicada no diário oficial na quinta-feira (16) como complemento ao Decreto Municipal 470/2020, vale tanto para espaços públicos, entre eles, terminais de transporte coletivo, veículos de aplicativo, feiras e ruas da cidade, como para ambientes comerciais.
O documento também estabelece medidas de posturas sanitárias que deverão ser tomadas por comércios que reabriram as portas. Já os estabelecimentos não vistos como essenciais devem permanecer fechados e aguardar uma nova orientação.
De acordo com a Prefeitura, quem descumprir a normativa está sujeito a responsabilização administrativa, civil e penal, sujeitando-se, por exemplo, à cassação de alvará, entre outras medidas.
Veja vídeo da ação:
Isolamento e distanciamento social
A recomendação da Prefeitura de Curitiba é que as pessoas continuem em casa e mantenham o distanciamento social. Grupos de risco, como idosos, devem manter o isolamento, e somente comércios essenciais devem funcionar.