Um relatório especial, divulgado pelo Observatório de Maringá na noite de segunda-feira (12), analisou o período de um ano de gestão do Poder Executivo durante o enfrentamento à covid-19 nesta pandemia. Entre as considerações finais, o órgão pede mais transparência envolvendo informações sobre vacinação, matriz de risco, boletins diários, doações e distribuição de cestas básicas e cartões alimentação.
Questões envolvendo o orçamento e a destinação de recursos livres encaminhados pelos Governo do Estado e Governo Federal também foram destacados no relatório, que concluiu, dentre diversas ponderações, que houve destinação de recursos livres durante a pandemia servindo para pagamento de folha salarial e aporte de capital para o Aeroporto Regional de Maringá.
Em entrevista para o portal RIC Mais, a presidente do Observatório de Maringá, advogada Cristiane Tomiazzi, diz que o objetivo do relatório foi levantar questionamentos para o prefeito municipal explicar à população, e também almeja simplificar a linguagem envolvendo gastos públicos que nem sempre são encontrados com facilidade no portal da transparência.
Para ela, fica o questionamento se as decisões do Executivo foram as mais viáveis, especialmente em um momento de tanta dificuldade por conta da pandemia.
“Não é nada ilegal, mas essa realmente seria a melhor destinação para esse recurso, envolvendo o pagamento de folha salarial e ainda o aporte para o aerporto? Constatamos que houve superávit e que a destinação para pastas protagonistas durante a pandemia, como a da Saúde e Sasc, não receberam recursos muito diferentes do que visto em 2019, quando ainda não vivíamos a pandemia”, questiona Cristiane.
A análise do Observatório Social de Maringá será encaminhado à Promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual, que já solicitou informações detalhadas do relatório para avaliação, dentre outros temas, sobre a matriz de risco da pandemia e também dos boletins que são divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Sobre o assunto, a Diretoria da Comunicação da Prefeitura de Maringá informou que ainda não há posicionamento oficial relacionado à divulgação do relatório sobre a gestão na pandemia, assinado pelo Observatório Social de Maringá.
Leia na íntrega aqui o relatório do Observatório Social de Maringá sobre a gestão municipal durante o enfrentamento à covid-19.