Chamado de “ouro verde“, o abacate tem origem na América Latina e, além de ser opção para uma alimentação rica em nutrientes, sua casca pode ser reutilizada. De acordo com a Multidisciplinary Digital Publishing Instituterica, as cascas são compostas por bioativos, como flavonoides, polifenóis e antioxidantes; confira como reutilizá-la.

Entre as vantagens que a casca da fruta pode proporcionar estão a prevenção de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, além der ser uma ferramenta para a saúde digestiva, auxiliando na perda de peso. Além dos benefícios para o organismo, ela também é uma escolha sustentável, já que reduz o desperdício.
5 formas de reutilizar as cascas do abacate
Esfoliante corporal
Para quem busca hidratar e acrescentar brilho à pele, a casca do abacate poderá ser uma alternativa, basta misturá-la com óleo de coco ou mel, gerando um creme. Em seguida, basta aplicar a pasta sob a pele úmida, deixando-a agir por alguns minutos, por fim enxague o corpo em água morna ou fria.
Máscara facial
Ligada à casca, a polpa da fruta é repleta de óleos e antioxidantes que hidratam e nutrem a pele. Quem deseja ter um rosto hidratado, é simples, apenas raspe a polpa da casca e utilize-a diretamente na pele limpa. Com o uso dessa máscara seu rosto ficará macio como nunca.
Fertilizante para plantas com cascas de abacate
Repletas de potássio, nutriente necessário para o crescimento das plantas, as cascas são opções para fortalecer e nutrir o solo. Apenas corte-as em pedaços enterre cada uma proximamente da planta, dessa forma, as cascas irão liberar as propriedades nutritivas.
Infusão capilar
É possível hidratar o cabelo com as cascas também, basta aquecê-las em água por poucos minutos, coar a infusão e deixar esfriar. A infusão pode ser aplicada nos fios após o enxague final, proporcionando nutrição e brilho aos fios capilares.
Repelentes de insetos
Além dos nutrientes, as cascas de abacate contam com propriedades que repelem alguns insetos. Para afastar os mosquitos e formigas, você pode espalhar cascas em locais estratégicos.
*Com supervisão de Rodrigo Schievenin
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.