Um pai que percorre de bicicleta 28 Km para buscar o material escolar de seus filhos todas as semanas já pedalou mais de mil quilômetros entre o Paraná e Santa Catarina. Edemilson Wielgosz, de 47 anos, começou essa difícil rotina logo depois que a pandemia causou a suspensão das aulas, mas não se arrepende do esforço para que os adolescentes não abandonem os estudos.
A família que vive em um sítio às margens da BR-376, em Guaratuba, no litoral paranaense, não possui acesso a internet. Por isso, para que os três filhos não deixem de aprender, a única opção é buscar pedalando as lições na escola onde eles estudam na cidade catarinense de Garuva.
Edemilson que cuida sozinho dos filhos há 9 anos, desde quando a esposa foi embora, explica que a dificuldade financeira sempre esteve presente. No entanto, a chegada do novo coronavírus piorou sua situação, já que ganhou a conta em um dos empregos e no outro não recebe o salário há três meses. A falta de dinheiro é o motivo que impede que ele faça o trajeto de ônibus, porém, não pense que ele se lamenta.
“Minha vontade é dar um estudo bom para eles e um futuro bom. Se eu não buscar essas atividades, eles vão ficar sem estudar. Eu não quero que eles parem de estudar, eu quero que eles continuem. É o amor pelos filhos da gente, o que eu puder, eu tô fazendo, e eu vou continuar buscando, correndo risco na BR, mas vou buscar”, declara o roçador que estudou até a 4ª série e pedala parte do trecho por uma rodovia perigosa.
Vaquinha ajuda a família
Depois que a história de dedicação e esforço do pai tornou-se pública, uma vaquinha on-line arrecadou mais de R4 38 mil para ajudar a família de Edemilson.