Uma pesquisa feita por uma startup especializada em saúde com dados do painel de monitoramento de produtos controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostra que o consumo de antidepressivos na região Sul aumentou 37,7% durante a pandemia de Covid-19. O número é 61% acima da média nacional, que foi de 23,4%.
A compra de ansiolíticos teve um crescimento de 12% neste ano em relação ao anterior. A região foi a segunda maior consumidora desses medicamentos, atrás apenas do Sudeste. O levantamento considerou medicamentos psiquiátricos com as substâncias Fluoxetina, Escitalopram, Mirtazapina, Citalopram, Diazepam, Bromazepam, Alprazolam e Lorazepam.
Conforme a Medipreço, a projeção para 2021 foi feita com base no consumo até o mês de julho. Neste ano, deverão ser vendidos mais de 31 milhões de remédios antidepressivos e mais de 25 milhões de ansiolíticos no Brasil – sendo 7,7 milhões e 4,9 milhões deles, respectivamente, na região Sul.
Segundo a pesquisa, os antidepressivos são mais consumidos por pessoas com 34, 33 e 23 anos (nesta ordem). Já os ansiolíticos foram mais consumidos por pacientes com 24, 36 e 31 anos.