Uma paralisação dos trabalhadores que cuidam da limpeza do Hospital das Clínicas, no Alto da Glória, em Curitiba, afetou a rotina do local nesta sexta-feira (09). Cerca de 250 empregados cruzaram os braços durante todo o dia em protesto pelo atraso do salário de dezembro e também de outros valores residuais de meses anteriores.
Não há informações de que o HC tenha uma equipe de emergência para manter a limpeza e higienização dos leitos e banheiros. A administração do HC garantiu que o protesto não afeta o atendimento e que consultas, exames e outros procedimentos continuam sendo realizados normalmente.
Os funcionários afirmaram que só retomariam o trabalho depois que todos verificassem os depósitos devidos em suas contas. O Hospital das Clínicas afirma que já fez o repasse dos valores às empresas terceirizadas.
De acordo com o presidente do Sindicato de Asseio e Conservação de Curitiba e Região Metropolitana (Siemaco), Manassés de Oliveira, além do salário de dezembro, os trabalhadores ainda não receberam valores referentes a insalubridade, parte do 13º, vale-refeição e também vale-transporte de meses anteriores. “Tem residuais que estão passando de um mês para outro e não estão sendo pagos”, afirmou.
O pagamento do mês de dezembro deveria ter sido feito no 5º dia últil do mês, ou seja na última quinta-feira (08). “A gente dá um voto de confiança e nada. Os trabalhadores tem seus contas para pagar. Como toda conta atrasada tem juros, os salários também deveriam ter”, desabafou o presidente.