Para celebrar a marca de 80,6% da população adulta do Paraná vacinada com pelo menos uma dose ou dose única, da imunização contra Covid-19, o governador Ratinho Junior e o secretário de Estado da Saúde Beto Preto estiveram juntos na manhã desta terça-feira (17) no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba.
Nesta segunda-feira (16), o estado concluiu o recebimento da 40° pauta de distribuição do Ministério da Saúde, com 311.780 vacinas. O lote que chegou em duas remessas – na parte da manhã e a noite – possui 127.530 doses da Pfizer/BioNTech e 184.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz. Grande parte destes imunizantes é destinada para a segunda dose.
“O trabalho de segunda dose no Paraná é muito estratégico. Não está faltando segunda dose, desde que não se utilize a segunda dose como primeira. Graças ao planejamento não está faltando. Vamos ter doses à disposição e é importante finalizar com a segunda dose, ela que fecha o esquema vacinal de cada cidadão”,
destacou Beto Preto.
Meta batida
O Paraná atingiu a marca de 80,6% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose ou dose única. A marca foi comemorada pelo governador, que destacou o fato da meta ser atingida com duas semanas de antecedência.
“Isso para nós é motivo de comemoração, porque estamos com duas semanas de antecedência daquilo que estava programado pela Secretaria de Saúde na vacinação das pessoas adultas […] Agora, dando continuidade ao nosso planejamento de metas de vacinação, queremos chegar em setembro com 100% da população adulta do estado vacinada”,
comentou Ratinho Junior.
O governador também destacou que deve iniciar a vacinação em adolescentes logo após a conclusão do público adulto. Ratinho Junior destacou que a princípio será utilizada a vacina da Pfizer em pessoas com menos de 18 anos.
“Fechando a vacinação da população adulta, que é acima dos 18 anos, nós já começamos na sequência os jovens acima de 12 anos. Como a Anvisa ainda só deu aval para vacinação de jovens com a Pfizer, nós temos que esperar a chegada”,
comentou Ratinho Junior. Ainda segundo o governador, existe a previsão de 100 milhões de doses da Pfizer para o segundo semestre, o que pode garantir a vacinação.
Segundo os dados do Vacinômetro Nacional, o Paraná já aplicou 9.277.504 vacinas contra a Covid-19, sendo 6.570.213 primeiras doses e 2.707.291 segundas doses ou doses únicas.
