Curitiba e Paraná - A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) investiga mais três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. Todas as vítimas residem em municípios da Região Metropolitana de Curitiba. As informações constam em boletim divulgado pela Sesa nesta quarta-feira (8).

Fachada da Sesa; Secretaria confirmou três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol no Paraná
Até o momento, três casos de intoxicação por metanol foram confirmados no Paraná. (Foto: Divulgação/SESA)

Os pacientes são um homem, de 30 anos, e uma adolescente, de 17 anos, moradores em Curitiba, além de um homem, de 20 anos, morador de Piên. Todos estão internados em serviços de saúde da Região Metropolitana de Curitiba e apontam terem consumido bebida alcoólica.

Até o momento, a Sesa confirma três casos de intoxicação por metanol no Paraná: homens de 36, 60 e 71 anos, todos moradores de Curitiba. Todos eles seguem internados em hospitais da capital paranaense, mas sem risco de morte.

Outros dois casos seguem em aguardo de resultado para a intoxicação de metanol pela Sesa: um homem, de 27 anos, de Maringá, no Noroeste do Paraná, e outro homem, de 27 anos, residente de Toledo, no Oeste do estado.

Outras três notificações em Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cruzeiro do Oeste apresentaram diagnóstico negativo para intoxicação por metanol.

Paraná receberá mais de 400 ampolas de antídoto contra intoxicação por metanol

garrafas de bebida alcoólica
Paraná anunciou a compra de novas doses de antídoto contra a intoxicação por metanol. (Foto: Ilustração/Canva)

Ainda nesta quarta-feira, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, confirmou a compra de 424 ampolas de etanol farmacêutico – antídoto contra a intoxicação por metanol. Os remédios devem chegar ao estado na próxima semana.

“Volto a pedir bastante tranquilidade. Não se trata de criar um clima de celeuma, não vou vender informação de pânico. Quem for utilizar de bebida destilada que olhe a garrafa, pergunte quando foi aberta, o prazo de validade. Todos os detalhes que faríamos em qualquer supermercado se fossemos comprar qualquer perecível temos que ter também com a bebida alcoólica”, explicou o secretário.

O Ministério da Saúde já havia enviado ao Paraná 60 ampolas do antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. O protocolo médico prevê que, caso necessário, uma dose inicial seja aplicada e novas aplicações em até 24 horas depois da primeira ministração.

Até o momento, três pacientes no estado receberam esse antídoto.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.