A campanha de vacinação contra a dengue no Paraná segue até o dia 3 de setembro. (Foto: Osnei Restio/ Prefeitura de Nova Odessa/Fotos Públicas)

Novo período epidemiológico começou a valer no dia 1º de agosto. Primeiro boletim mostra 208 casos notificados, mas nenhum confirmado

No primeiro boletim epidemiológico do período, que começou a valer no dia 1º de agosto, nenhum caso de dengue foi confirmado no Paraná. No entanto, 208 casos foram notificados neste mês. O documento foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa-PR) nesta terça-feira (16).

No período passado, entre agosto de 2015 e julho de 2016, foram confirmados 56.351 casos de dengue no estado. Ao todo, 90 municípios paranaenses estiveram em situação de epidemia e 61 pessoas morreram vítimas da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti.

A secretaria informou também que 335 casos de zikavírus e 73 de chikungunya foram registrados no período passado.

Por causa do frio e da nova vacina contra a dengue, a Sesa-PR disse que já esperava uma queda no número de casos notificados. Porém, a população deve continuar atenta ao surgimento de focos do mosquito.

Imunização
campanha de vacinação contra a dengue começou no sábado (13) e segue até 3 de setembro em 30 municípios paranaenses selecionados, que têm maior risco para a dengue e que vêm enfrentando sérias epidemias e mortes pela doença. A expectativa do Governo do Paraná é imunizar cerca de 500 mil pessoas com a primeira dose do medicamento. Já as doses de reforço, devem ser aplicadas nos meses de fevereiro e agosto de 2017.

As cidades selecionadas definirão as unidades de saúde que vão aplicar a vacina e os horários. Com o objetivo de facilitar o atendimento nos locais de aplicação, o governo estadual começou a realizar um pré-cadastro nas cidades. 

Com excessão de Maringá e Londrina, que já contam com sistemas próprios para controle de vacinas, o pré-cadastro está disponível para a população de 28 cidades: Paranaguá, Assaí, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Izabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá. 

Para realizar o pré-cadastro, é necessário:

1) Acessar o site;

2) Informar o município de residência, o número do RG, a data de nascimento e o código de verificação;

3) Na segunda página, preencher os demais dados pessoais e selecionar o local onde gostaria de ser vacinado;

4) Após o final do cadastro, você receberá um email e uma mensagem no celular confirmando o registro;

5) Guarde o código enviado pelo sistema e o apresente no dia da vacinação.