De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado no dia 13 de maio pelo Ministério da Saúde, o estado do Paraná realizou mais de 2,7 milhões de exames RT-PCR para detecção do novo coronavírus, desde o início da pandemia.

O Paraná realizou 2.751.610 testes até a data de divulgação do documento, atrás apenas de São Paulo em números absolutos (3.623.703). Porém, proporcionalmente, está à frente de São Paulo e de outros estados mais populosos como Minas Gerais (749.282), Rio de Janeiro (1.493.253) e Bahia (1.210.396).

O número de testes corresponde a cerca de 23,8% da população do Paraná, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 11,5 milhões de pessoas. No entanto, uma mesma pessoa pode ter feito mais de um exame.

“Desde o início da pandemia a estratégia do Paraná em testar em massa tem auxiliado para um diagnóstico mais rápido e preciso da doença, priorizando a utilização do padrão ouro que é o RT-PCR. Com isso as pessoas podem iniciar imediatamente o isolamento e também um tratamento para a doença”

afirmou o governador do estado Carlos Massa Ratinho Junior

Para o secretário estadual da saúde, Beto Preto, esse resultado é decorrência da colaboração com a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, implantada pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) em abril de 2020, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).