O Paraná recebe entre sábado (13) e domingo (14) um mutirão de cirurgias, exames e consultas. Realizado pelo programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, o evento deve promover 6,3 mil procedimentos em todo estado.

Parede de hospital com o logo do SUS; Paraná recebe mutirão da saúde neste fim de semana
Ministério da Saúde realiza o mutirão em hospitais filantrópicos e universitários. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O mutirão será realizado em Santas Casas e outras entidades filantrópicas, além dos hospitais universitários da Rede Ebserh e aos hospitais e institutos federais, ligados ao Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, são esperados mais de 11,5 mil cirurgias e 61,6 mil procedimentos totais.

Segundo o Ministério da Saúde o objetivo do mutirão é “desafogar a demanda reprimida por cirurgias, reduzindo o tempo de espera nas áreas de gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia, além de plásticas reparadoras”.

Entre as cirurgias oferecidas estão bariátrica por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia.

Ainda estão sendo oferecidos procedimentos como consultas especializadas e exames, a exemplo de ultrassonografias, tomografias, endoscopias, ressonâncias magnéticas e consultas especializadas.

“Neste sábado e domingo, vamos realizar o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participarão de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Além do Paraná, o mutirão será realizado nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.