A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (17) o Informe Epidemiológico semanal do sarampo. Em relação aos últimos dados fornecidos, o Paraná confirmou 54 novos casos e o número de infectados chegou a 157. Destes, a maior concentração é em Curitiba com 123 casos e 155 pessoas em investigação.

Dos 54 novos casos, 43 foram diagnosticados em pacientes de Curitiba. Outros 10 pessoas foram confirmadas com a doença na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e um caso foi confirmado em Londrina.

Proteção

Desde 2004 a indicação do Ministério da Saúde (MS) é que sejam aplicadas duas doses da vacina contra sarampo, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses de vida. Porém, segundo dados dos últimos anos, o Paraná não atingiu a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério para as duas doses.

Em 2016, a dose 1 chegou a 91% de cobertura, em 2017, manteve o mesmo percentual, em 2018 este número baixou para 88% e em 2019, de janeiro ao dia 9 de outubro de 2019 a cobertura foi ampliada e se atingiu 92,7%. Embora 2018 e 2019 sejam dados preliminares, é possível verificar que o índice aumentou em 5%.

“Sabemos que há uma janela, um grupo de pessoas que não estão vacinadas ou por falta de informação e consciência sobre o tema, ou por resistência à vacina. Seja qual for o motivo, nós precisamos fazer a busca ativa dessa população para que seja imunizada, dessa forma as pessoas não adoecem e não transmitirão sarampo para outras”, esclarece o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com a SESA, a vacina do sarampo está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado e no próximo sábado (19) será realizado o dia D, onde todos os postos estarão abertos.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.