O caso foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde. A vítima é um rapaz que vive na cidade de Paranavaí e contraiu a doença no último mês de dezembro. Ele passa bem. O caso é autóctone, isto é, o paciente foi contaminado dentro do próprio estado do Paraná.
Na cidade de Maringá, um homem de 41 anos também foi diagnosticado com a doença. Porém, há suspeita de que o caso seja importado, pois o paciente esteve recentemente visitando o estado do Mato Grosso.
A dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti. Exitem quatro tipos da doença: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Com o registro realizado em Paranavaí, todos os vírus da doença passam a ser considerado em circulação pelo Paraná.
A dengue tipo 4 tem os mesmos sintomas dos outros tipos da doença. Isto é: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Porém, quem a contrai – caso já tenha tido contato com algum dos demais vírus da enfermidade – tem mais chances de desenvolver complicações.