Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil

Secretaria de Estado da Saúde diz que não é possível atender toda a população com o número de doses disponíveis

O Governo do Paraná informou que vai manter a campanha de vacinação contra a gripe apenas para o público alvo já definido. A medida vai contra a decisão do Ministério da Saúde, que disponibilizou a vacina para toda a população.

Antes restrita ao público-alvo formado principalmente por crianças e idosos, a dose de imunização agora será ofertada para toda as faixas etárias enquanto durar o estoque. No Paraná, no entanto, as doses continuarão disponíveis apenas para crianças entre seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), profissionais de saúde, indígenas e professores em atividade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ampliação da oferta da vacina da gripe para outros grupos dependerá de análise técnica da pasta e da Comissão de Infectologia em consenso com os municípios, de forma a garantir o atendimento para eventuais novos grupos populacionais.

O governo alega que, com o número de doses disponíveis, não é possível atender toda a população paranaense. A Secretaria de Estado da Saúde pede que somente as pessoas incluídas no público alvo da campanha compareçam às Unidades de Saúde para tomar a vacina contra a gripe.

Cobertura

Até esta sexta-feira (2), o Paraná já atingiu 85,5% de cobertura vacinal, com 2,5 milhões de doses aplicadas. Segundo a Sesa, o Estado é o terceiro do país em cobertura vacinal nesta campanha.