Devido ao excesso de pacientes a unidade de urgência e emergência do Hospital pequeno Príncipe (HPP) suspendeu os atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta terça-feira (8). Desta vez o fechamento é por tempo indeterminado. Com a nova paralisação, a instituição chegou a marca de três suspensões de atendimento nas últimas duas semanas.

De acordo com informações do HPP, a suspensão é em virtude da grande busca à emergência do hospital. A ocupação na segunda-feira (7) era de 98%, com o efetivo aumento na terça-feira (8), a solução foi a paralisação nos atendimentos pelo SUS.

LEIA TAMBÉM: Criança morre após cair em fossa de rejeitos, em Santa Catarina

Hospital Pequeno Príncipe alega superlotação

Apesar de suspender os atendimentos apenas do SUS, o hospital informou que os pacientes que possuem plano de saúde também devem ser encaminhados para outras unidades. A falta de leitos para internação atinge todo local.

Durante a última terça-feira (8), foram realizadas 650 consultas de emergência pelo SUS e convênios, quando o limite é em torno de 100 crianças. Nesta época do ano é normal o aumento no número de pacientes por causa de doenças típicas da estação.

Hospital Pequeno Príncipe se pronuncia por nota

Por meio de nota oficial, o HPP esclareceu que o motivo da suspensão dos atendimentos é a superlotação. Ainda de acordo com o texto, a instituição mantém um Pronto Atendimento (PA) destinado aos casos de maior gravidade encaminhados pelas UBS e UPAs.

Confira a nota na íntegra:

O Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição privada, sem fins lucrativos, credenciada para prestar serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição segue os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Não é uma unidade de busca direta pela população.

O Pequeno Príncipe é um hospital de alta complexidade e de retaguarda para Curitiba e Região Metropolitana. A instituição mantém um Pronto Atendimento (PA) destinado aos casos de maior gravidade encaminhados pelas UBS e UPAs.

O fechamento do Pronto Atendimento SUS nesta terça-feira, dia 7, se deve à superlotação do Hospital; ou seja, a falta de disponibilidade de vagas para novas internações. A abertura da unidade está vinculada à disponibilidade de vagas hospitalares, preservando todas as medidas de segurança ao paciente . Apesar da situação incomum no PA, a instituição mantém o atendimento aos pacientes internados com todas as rotinas de segurança, equipes e condições técnicas, mantendo o atendimento em alta complexidade. No fim deste mesmo dia 7, por exemplo, a instituição realizava três transplantes simultaneamente – 2 de rim e um de coração. Poucas instituições no país têm estrutura para realizar simultaneamente, três transplantes.

O Pequeno Príncipe é o maior hospital pediátrico do Brasil e conta com 370 leitos. Nos últimos anos, infelizmente, milhares de leitos pediátricos foram fechados no país, sendo 906 no Paraná e 62 só em Curitiba, segundo Conselho Federal de Medicina. O Pequeno Príncipe manteve todas as acomodações e vem melhorando a estrutura oferecida para garantir mais segurança aos pacientes.

Vale lembrar que o Hospital é uma unidade para o atendimento aos pacientes graves, por isso, é muito importante que os responsáveis levem seus filhos regularmente aos consultórios dos pediatras (para usuários de convênio) e às Unidades Básicas de Saúde da sua região (para usuários do SUS).

Esclarecemos que, seguindo as regras de funcionamento do Sistema Único de Saúde, os pacientes atendidos no Pronto Atendimento SUS deverão ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (postos de Saúde) ou Unidades 24 horas. Em média, apenas 3% dos pacientes que chegam ao Pequeno Príncipe vêm com esse encaminhamento.

O Hospital Pequeno Príncipe pede o apoio e conta com a compreensão da população para que busque uma dessas unidades que, se necessário,encaminhará ao Pequeno Príncipe os casos graves ou que precisarem de atendimentos especializados.

O Pequeno Príncipe reafirma seu papel de proteção e defesa da vida das crianças e adolescentes e, há 100 anos, dedica seu conhecimento e energia para oferecer atendimento de qualidade, respeito e dignidade.

Siga o RIC Mais também no Instagram, e fique por dentro de todas as novidades!

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.