Em operações de fiscalização ao Decreto Estadual nº 7.716/21 em toda a área do 4º Batalhão, PM acabou com festas e encontrou drogas em bares e chácaras na região Noroeste do Paraná, na noite de sexta-feira (28). As ações ocorreram em conjunto com outras forças de segurança do município de Maringá e, também, com agentes de fiscalização das prefeituras.
Em Maringá, foram orientados 19 estabelecimentos comerciais, sendo um deles interditado por irregularidades. Além disso, diversas pessoas foram abordadas e orientadas e 60 foram autuadas por não cumprirem o decreto.
No decorrer da Operação, foi realizada abordagem também em uma praça e em uma chácara, com aproximadamente 50 pessoas, onde foram apreendidas drogas (28 comprimidos de ecstasy, 4g de cocaína, 14g maconha) e realizadas as devidas autuações. Além disso, uma mulher foi conduzida por embriaguez e dano ao patrimônio, ao colidir com um veículo da fiscalização.
Ação regional
Em Marialva, as equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil deslocaram até uma chácara na área rural, a fim de verificar denúncias de uma festa clandestina. No local, foi constatado que havia preparativos para uma festa, bebidas e som, e os participantes estariam chegando. Diante disso, a festa foi imediatamente cancelada e o proprietário da chácara encaminhado para os procedimentos cabíveis.
As ações ocorreram também nos municípios de Sarandi, São Jorge do Ivaí, Ourizona e Mandaguari.
A Operação de Atuações Referentes ao Decreto nº 7.716/21 tem o objetivo de o fazer enfrentamento a pandemia decorrente do coronavírus, diante de novas medidas restritivas impostas pelo Decreto Estadual nº 7716/2021 e Decreto Municipal 1063/2021. Uma operação integrada entre a Polícia Militar e demais forças de segurança do município, com as equipes de fiscalização da Prefeitura de Maringá, formando o Grupo de Gestão Integrada (GGI).
A execução de ações e operações por parte da GGI também tem o objetivo de detecção de eventuais festas/encontros, eventos e aglomerações clandestinas no propósito de entretenimento (diversão, consumo de bebidas alcoólicas, entorpecentes) de cunho público ou privado, que contrariem as medidas de distanciamento e/ou de restrição provisória de circulação estabelecidas pelo Decreto.





