Fechada desde março por causa da pandemia do novo coronavírus, a Ponte da Amizade, que liga Ciudad del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu (no oeste do Paraná), será reaberta na próxima terça-feira, dia 29 de setembro, de acordo com o governo do Paraguai.
O anuncio da reabertura total da Ponte da Amizade foi feito nesta terça-feira (22), pelo vice-ministro da Saúde do Paraguai, Julio Rolón.
De acordo com informações do governo paraguaio, a reabertura será irrestrita, o que significa que turistas brasileiros poderão atravessar para fazer compras em Ciudad del Este, mas com horários pré-determinados.
A reabertura será avaliada durante três semanas. Se os casos de Covid-19 aumentarem, a Ponte da Amizade será fechada novamente.
“O Presidente da República foi muito claro e falou de uma autorização sem controles na ponte (da Amizade), na ida e na volta de taxistas, mototáxis e todas as pessoas que passam por terra”, disse Ángeles Arriola, diretora de Migração do Paraguai.
Principal fronteira do Brasil, a Ponte da Amizade foi fechada no dia 18 de março deste ano. O fechamento gerou criticas e provocou protestos dos dois lados da fronteira. Antes do fechamento, 20 mil pessoas circulavam pela ponte diariamente.