A empresa americana de biotecnologia Moderna apresentou na manhã desta segunda-feira (18) resultados promissores em relação a uma vacina contra a covid-19. Os primeiros testes foram realizados em um grupo pequeno, de aproximadamente 45 voluntários, e a empresa confirma que o corpo de todos os pacientes produziu anticorpos contra o SARS-CoV-2, que é o nome do coronavírus.
A vacina ainda precisa passar por novos testes para que seja comprovada sua eficiência. Para o mês de julho está prevista uma nova etapa de testes, desta vez em um grupo maior de pessoas. Caso o resultado seja positivo, a empresa informou que consegue disponibilizar, para uso emergencial, a vacina contra a covid-19 entre setembro e o fim de dezembro.
Testes com possível vacina contra covid-19
Às 9h30, desta segunda-feira (18), a empresa Moderna divulgou informações que fizeram as ações subirem mais de 30%, nas negociações antes da abertura dos mercados. Trata-se dos resultados de testes preliminares com uma possível vacina contra a covid-19.
A empresa de biotecnologia, que foi fundada em 2010, por um professor da Universidade Harvard, realiza pesquisas sobre o coronavírus desde janeiro. Logo após as primeiras informações sobre a doença, vindas da China, o grupo iniciou estudos para entender como produzir anticorpos capazes de combater a doença.
O farmacêutico responsável garantiu que os primeiros resultados são promissores e até o final de julho uma nova etapa deve ser realizada.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente existem 118 vacinas contra o coronavírus sendo desenvolvidas em todo mundo, entretanto, a maioria em fase de testes iniciais. Destas, oito apresentaram resultados positivos nos primeiros testes, incluindo esta da empresa Moderna.