Depois do decreto, publicado no último sábado (13), que colocou Curitiba em alerta para o risco de contaminação pelo novo coronavírus, o prefeito Rafael Greca se manifestou nesta segunda-feira (15). “Se todos juntos nós somarmos, vamos superar essa hora difícil”, disse ele, através das redes sociais.

Segundo Greca, não foi com alegria que tomou as decisões de restringir alguns setores. “Vocês me conhecem, sabem que pauto minhas decisões pelo respeito a vida humana e amor infinito a gente de Curitiba. É com tristeza que tive que tomar as medidas que empurraram nossa cidade para restrições de atividades“.

O prefeito destacou que a bandeira laranja foi um alerta porque Curitiba passou do índice de transmissão anterior, de 1 para 1, para quase 1 para 3. “Nosso esforço é para não irmos para o índice de 1 para 4 e termos que fechar tudo, entrando no processo de lockdown“, destacou.

Em 2020, por mais incerto que isto esteja, estamos num ano eleitoral e o prefeito lembrou este assunto também. “Há candidatos a vereador, a prefeito, muita gente com ambição, tentando fazer discurso político, aonde se pede o respeito às normas de saúde pública. É preciso disciplina e regras sanitárias. Desconfiem de quem nos empurra para a morte”, disse o prefeito, reforçando que cada vez mais conhecemos pessoas que foram infectadas. “A morte está começando a ter nome”.

biarticulados-mascaras-curitiba (2)
Foto: Divulgação/Setransp.

Se o ônibus estiver lotado, espere o próximo, pede Greca

O prefeito afirmou que não voltou atrás em alguma de suas decisões, no que diz respeito aos shoppings. “Não deixei shoppings abertos: sábados e domingos estarão fechados. Nos dias que não têm aglomeração, ficarão abertos, para manter os empregos“.

Sobre os ônibus cheios, uma reclamação que se tornou recorrente pelas redes sociais e por todos os curitibanos que precisam continuar a trabalhar, o prefeito foi enfático. “Te peço que espere o próximo ônibus, estou pagando pelos ônibus vazios para que funcione só com 50% da lotação. Estou pedindo ao governador que a Comec faça o mesmo que fez a Urbs”.

Veja o vídeo de manifestação do prefeito Rafael Greca:

O vídeo foi postado nas redes sociais do prefeito. Rafael Greca também pediu que as pessoas respeitem não só suas próprias vidas, mas também a dos outros e que tenham esperança. Pediu que as pessoas sejam inteligentes. Veja:

https://www.facebook.com/100002896075334/posts/2768185406621301/?d=n