Começou nesta quinta-feira (13) a vacinação contra covid-19 para professores e demais profissionais da área de educação básica, na Secretaria Municipal de Saúde, em Maringá. Marta Maria Martins, 59 anos, chegou às 5h30 da manhã na fila para garantir sua imunização.

Ela é professora da rede municipal de Maringá há 14 anos e disse que não dormiu direito de tanta ansiedade antes de poder tomar a vacina contra covid-19.

“O único meio de a gente se prevenir contra a covid-19 é por meio da vacina. Por isso, estou feliz de estar aqui hoje para ser vacinada. Vacinada, fico mais aliviada para voltar ao sistema presencial de ensino, aguardando nossas crianças chegaram para podermos concluir mais um ano letivo”,

disse Marta.

Sem previsão para professores universitários

A vacinação de profissionais da educação não contempla professores da rede universitária de ensino. Neste momento, a imunização contra covid-19 vem sendo destinada para a rede básica de ensino, contemplando escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.

“Não há previsão para a vacinação dos professores universitários”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi.

Ainda de acordo com o secretário, as 1.290 doses que chegaram no novo lote deverão atender professores e outros profissionais da educação que tenham 59 anos de idade.

Sobre o retorno às aulas, Puzzi disse não haver ainda previsão de retorno, mas a Prefeitura de Maringá aguarda orientações por parte do Governo do Paraná para adequação do retorno às aulas no fim do mês de maio ou começo de junho.

Núcleo prevê aula para 24 de maio

Segundo a diretora-chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Isabel Cristina Domingues, as aulas em colégios estaduais em Maringá estão previstas para retornarem em 24 de maio.

De acordo com ela, a ideia é alinhar o retorno das aulas estaduais com as aulas municipais para causar menos impacto possível, por isso o Núcleo de Educação tem dialogado com prefeituras para chegar a um entendimento.

Fila discreta no primeiro dia de vacinação contra covid-19 para professores. (Foto: Fábio Guillen / RIC Record TV Maringá)