
Cirurgia em paciente terminal contará com 150 profissionais e deve durar cerca de 36 horas; cabeça será congelada a -15°C
Um transplante de cabeça será realizado em dezembro de 2017 por um neurocirurgião italiano. A cirurgia será um feito histórico para a medicina e custará pelo menos de 20 milhões de dólares, o equivalente a cerca de R$ 62,6 milhões.
Sergio Canavero realizará o procedimento no russo Valery Spiridonov, 30 anos, que está em fase terminal da síndrome de Werdnig-Hoffman. A doença afeta a musculatura, impedindo que o paciente se movimente.
Spiridonov se voluntariou para a cirurgia após o prognóstico não ser favorável para sua qualidade de vida. Esta é a única chance para ele voltar a ter um corpo saudável, mas para isso terá que enfrentar o procedimento que é bastante assustador.
O transplante contará com 150 profissionais e sua expectativa de duração é de aproximadamente 36 horas. Os médicos retirarão a cabeça de Spiridonov e a colocarão no corpo de um doador compatível.
Para o procedimento ser realizado, a cabeça do paciente será congelada a -15°C, enquanto os cirurgiões conectam sua medula espinhal ao novo corpo, que também está congelado.
Alguns cientistas afirmam que transplantar uma cabeça pode causa insanidade no paciente e, pensando nisso, o russo está preparando um sistema de realidade virtual exclusivamente para este transplante.
Veja também: Paciente toca violão durante uma cirurgia no cérebro em SP