O município de Guaratuba, no litoral do Paraná, confirmou nesta terça-feira (05) dois casos da variante Delta do SARS-CoV-2. São os primeiros casos desta cepa no município e que levaram uma criança de 9 anos a óbito, no início de setembro. Porém somente agora, que saiu o resultado da linhagem genética do vírus, é que contatou-se que tratava-se da delta.

Quem primeiro notificou a variante foi o município vizinho de Garuva (SC), que faz divisa com Guaratuba. No entanto, os dois casos notificados eram de moradores de Guaratuba, que residem na localidade rural de Cubatão, mas que buscaram atendimento em Garuva. Após análise genética do vírus, foi constatado que os dois pacientes estavam com a variante delta.

Área rural

A comprovação da presença da variante delta em setembro na área rural de Guaratuba coincide com o registro do aumento na variação da média móvel de casos positivos de Covid-19, que chegou a um aumento de 68,79%. Conforme a prefeitura de Guaratuba, isso demonstra que a nova cepa pode ter sido a responsável por este pico. 

Em 10 de setembro, após a constatação do aumento e rastreio de casos realizado na área rural, a Prefeitura publicou decreto implementando medidas restritivas emergenciais para conter a disseminação do coronavírus, específicas para a área rural. Foram realizadas ações nas localidades Cubatão, Pai Paulo, Rasgadinho, Limeira e Caovi.

Uma semana após o encerramento do decreto na área rural, a variação da média móvel de casos na cidade registrou tendência de queda em -21,63%. A taxa de reprodução, que determina o potencial de propagação do vírus, em Guaratuba está em 0,71%, enquanto no Paraná está 0,90% e no Brasil 0,69%. O ideal é que esse índice seja menor do que 1%, o que indica que o contágio está retrocedendo.

Vacinação

Diante do cenário trazido pela variante delta, a Secretaria Municipal da Saúde de Guaratuba pede que a população continue reforçando as medidas de prevenção à Covid-19, como uso de máscara, distanciamento social, frequente higienização das mãos e dos ambientes com circulação de pessoas. A prefeitura também pede que a população não deixe de se vacinar contra a covid-19, com as duas doses de vacinas, que tem se mostrado eficaz em relação à variante, que tem gerado o estado mais grave da doença.

https://ric.com.br/estilo-de-vida/saude-e-bem-estar/coronavirus/